Capacitações promovidas pela Funesa em 2024 fortaleceram o atendimento do SUS em Sergipe

Ao longo do ano, foram realizadas 61 capacitações, oferecendo 8.200 vagas destinadas à formação e ao desenvolvimento dos trabalhadores e trabalhadoras do SUS.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual da Saúde (Funesa) e da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), encerra 2024 com avanços significativos nas ações educacionais oferecidas aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). As ações buscam atualizar protocolos, condutas e métodos, com o objetivo de aprimorar o acolhimento e o atendimento aos usuários nas unidades de saúde do estado.

Ao longo do ano, foram realizadas 61 capacitações, oferecendo 8.200 vagas destinadas à formação e ao desenvolvimento dos trabalhadores e trabalhadoras do SUS. A ESP-SE, norteada pela Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), qualificou 5.696 profissionais, adotando uma abordagem estratégica para transformar e qualificar a atenção à saúde, promovendo práticas integradas e alinhadas aos princípios do SUS.

Os números reforçam a relevância das capacitações promovidas pela Funesa para fortalecer o SUS em Sergipe. Para a diretora-geral da Fundação, Carla Fontes, os resultados obtidos refletem o papel estratégico da instituição na qualificação da saúde pública. “A Funesa se constitui como importante espaço de gestão do SUS, e a partir desses resultados obtidos este ano, é possível dimensionar o impacto de sua atuação em todo o território sergipano, qualificando a rede de saúde, cumprindo sua missão institucional”, destacou Carla Fontes.

No âmbito da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, a Coordenação de Educação Profissional da ESP-SE conduziu três formações de destaque. Foram oferecidas dez turmas para a Capacitação em Saúde no Trabalho, sete turmas para a Capacitação sobre Saúde Sexual e Reprodutiva para Agentes Comunitários de Saúde, e duas turmas para a Capacitação em Segurança e Saúde do Trabalhador. 

Na visão da superintendente da ESP-SE, Daniele Travassos, as ações realizadas em 2024 representam um compromisso constante com a qualificação profissional e a humanização do atendimento. Segundo ela, preparar os trabalhadores do SUS é fundamental para garantir um serviço mais eficiente e acolhedor à população. “Nosso compromisso é realizar essas ações com eficiência e qualidade, contribuindo para a transformação e humanização do Sistema Único do nosso Estado. É nesse sentido que se caracteriza a importância da nossa contribuição ao SUS Sergipe”, ressaltou Daniele Travassos.

Essas capacitações tiveram como foco o fortalecimento da vigilância em saúde do trabalhador e a qualificação de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, fundamentais para a construção de vínculos com as comunidades. Os temas abordados incluíram orientação sobre riscos ocupacionais, uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs), impacto do uso de agrotóxicos, combate ao trabalho infantil e ao trabalho análogo ao escravo.

“As capacitações são fundamentais para o desenvolvimento dos municípios, pois melhoram a qualidade dos serviços públicos e fortalecem a gestão pública. Além disso, momentos como esses fortalecem os vínculos entre os municípios e aproximam as três esferas de governo, promovendo trocas de saberes e práticas que enriquecem o Sistema Único de Saúde. Ressalto que a educação permanente é uma política em ascensão no nosso estado, e para isso há uma contribuição significativa das capacitações da Funesa”, disse a nutricionista Marília Lessa.

Formações especializadas
A Coordenação de Pós-Graduação e Residência, parte do organograma da ESP-SE, concluiu neste ano duas turmas de pós-graduação: Especialização em Gestão da Educação e Especialização em Gestão da Educação em Saúde, qualificando 68 discentes de vários municípios de Sergipe. Outras duas turmas estão em andamento – Especialização em Gestão Hospitalar e Especialização em Vigilância e Emergências em Saúde.

A psicóloga Ana Karoliny Almeida, que concluiu a pós-graduação em Gestão de Educação em Saúde, reforçou a relevância da especialização para a transformação dos serviços de saúde. “Sinto-me realizada por concluir esta pós-graduação ofertada pela Funesa. Este conhecimento não só impulsiona minha carreira, mas também me permite atuar como multiplicadora dentro do SUS, promovendo um atendimento mais eficaz e eficiente para a população”, destacou.

Inovações tecnológicas para qualificação profissional
Diversas atividades de qualificação foram oferecidas por meio do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC’s) pela Funesa, realizadas pelo Núcleo de Telessaúde Sergipe. Foram realizadas 25 webpalestras com a participação de 3.134 profissionais de 120 municípios de 22 estados federativos e do Distrito Federal. Os cursos na modalidade Educação à Distância (EaD), ao todo, possuem 2.048 inscritos na plataforma; atualmente, estão disponíveis e em andamento seis cursos EaD, dos quais, até o momento, foram concluídos e emitidos 145 certificados. Além desses cursos, cinco podcasts foram produzidos com temas gerais da saúde.

As sessões de Extensão para Resultados de Cuidados de Saúde Comunitários (ECHO) realizaram 18 discussões clínicas sobre a saúde da mulher, com mais de 500 participantes. E a Teleorientação ofereceu materiais digitais e impressos, realizando 61 atendimentos de 13 municípios sergipanos entre 17 de julho e 16 de outubro.

Fotos: Jessica Mendes

Mais notícias:

Última atualização: 24 de janeiro de 2025 12:19.




Ir para o conteúdo