Centro de Especialidades Odontológicas de Propriá e São Cristóvão entregaram cerca de 200 próteses só em 2024

Integrados ao programa ‘Brasil Sorridente’, do Ministério da Saúde, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) em Sergipe realizam diversos procedimentos odontológicos especializados. Sob gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), essas unidades oferecem serviços essenciais para a saúde bucal da população sergipana.

Funcionando como centros de saúde odontológica de média complexidade, os CEOs estão presentes em Boquim, Capela, Laranjeiras, Nossa Senhora da Glória, Propriá, São Cristóvão, Simão Dias e Tobias Barreto. Cada unidade atende não apenas os moradores locais, mas também os usuários das cidades vizinhas, ampliando o acesso aos serviços odontológicos em todo o estado.

Um dos serviços disponíveis nos CEOs de Propriá e São Cristóvão é a confecção de próteses dentárias. Os usuários chegam aos consultórios encaminhados por Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com uma solicitação de prótese. Nos primeiros seis meses de 2024, cerca de 200 próteses foram entregues nas unidades.

De acordo com o dentista Marco Antônio, especialista em prótese, os dentes são fundamentais para uma boa mastigação, dicção e, acima de tudo, para a autoestima. “Aqui recebemos usuários com perda dos dentes sem a devida substituição, o que afeta a autoestima, a estética, a fonética e, principalmente, a mastigação. A correta mastigação dos alimentos é essencial para que o processo digestivo, que começa na boca, ocorra de maneira adequada”, explicou.

Ainda segundo Marco Antônio, a colocação das próteses envolve várias etapas, incluindo moldagem inicial, provas funcionais, prova com os dentes, entrega da prótese e ajustes finais. “Entregar uma prótese que atenda aos critérios de estética, fonética e satisfação do paciente é extremamente gratificante. Ver o paciente feliz, com a autoestima recuperada e reintegrado à sociedade nos motiva diariamente. Tenho mais de 30 anos de experiência nesse serviço, com atuação em consultório particular, ensino em universidades e estudos constantes para atualização. Amo o que faço e não me imagino em outra profissão”, destacou.

A costureira Rosângela Gomes, da cidade de Propriá, no baixo São Francisco, não esconde o entusiasmo ao receber a nova prótese. “Estou me sentindo maravilhosa. Aumentou minha autoestima e, para mastigar, ficou muito melhor. Antes era muito sofrimento e tristeza, eu vivia mastigando na gengiva e me machucava muito. Antes, sorrir para foto, nem pensar. Eu saio daqui dando nota 10 aos profissionais, ao serviço e ao meu novo sorriso”, revelou Rosângela.

O senhor João Ulisses também recebeu a prótese e diz que agora terá outra vida, pois os dentes fazem toda a diferença. “Hoje precisei fazer só um ajuste na minha prótese, mas já sinto uma diferença enorme. Eu tinha muita dificuldade para comer e, em poucos dias com a prótese, já consigo me alimentar melhor. Antes, eu tinha receio de machucar e tinha duas alternativas: ou engolia a comida inteira ou feria minha gengiva. Mas, graças ao trabalho do doutor aqui do CEO, isso não vai mais acontecer”, contou.

Elisangela Correia, moradora de Propriá e usuária do CEO, também recebeu a prótese e destaca o atendimento prestado pela unidade. “A falta dos dentes mexe muito com a nossa autoestima. A partir de hoje, com a prótese, terei um novo estilo de vida, ou melhor, qualidade de vida. Sem contar o acolhimento e o atendimento aqui do CEO. Sempre fui muito bem recebida por todos, desde o primeiro dia até agora, quando recebi minha prótese. Há três anos eu me escondia por estar sem dentes, mas hoje, não consigo esconder minha felicidade e gratidão”, ressaltou.

Fluxo de atendimento

Os CEOs estão estrategicamente descentralizados para garantir o acesso da população ao tratamento em seus respectivos territórios. Os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são responsáveis pelo primeiro atendimento ao usuário e pelo encaminhamento aos CEOs, seguindo o protocolo de atendimento do serviço. Pessoas com deficiências têm acesso prioritário.

Mais notícias:

Última atualização: 29 de julho de 2024 14:18.




Ir para o conteúdo