Centros de Especialidades Odontológicas realizam ação em celebração ao Dia das Crianças

Em alusão ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, os Centros de Especialidades Odontológicas estaduais, administrados pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), com o suporte da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizaram nesta sexta-feira, 18, bem como no último dia 11, nas unidas de na unidade de Capela e Propriá, respectivamente, ações com as crianças usuárias dos Centros. Na oportunidade, foram realizadas atividades lúdicas e educativas, no âmbito da promoção e prevenção à saúde, que é uma das metas preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS), que utiliza a educação em saúde voltada aos usuários que estão aguardando atendimento.

Paciente portador de necessidade especial do CEO de Capela, Luiz Miguel Vieira Mota, de quatro anos, interagiu bastante no decorrer da dinâmica. A mãe, Deise Kelly, conta que ele já é paciente há aproximadamente um ano. “Ele gostou muito. Percebi que ele se sentiu muito bem e tranquilo. O tratamento ofertado aqui é ótimo e ele sempre foi recebido com bastante cuidado, já que precisa dessa atenção. Só agradeço, pois vejo que é bom para o desenvolvimento dele”.

De acordo com a dentista CEO de Capela, que atende pacientes com necessidades especiais, Graziane Couto, a ação de educação em saúde bucal, que teve como tema “Viva a criança que há em você”, permite uma maior aproximação entre a equipe do CEO e os pacientes especiais. Durante a prática, os participantes construíram um mural com desenhos produzidos por eles e que transmitem a mensagens de educação em saúde bucal. “É uma atividade importante porque trabalha a prevenção, estimulando os participantes a transmitirem a mensagem que foi passada durante o evento para outras pessoas. A ação contribui para mudança da prática diária, pois as crianças são orientadas sobre a forma correta de escovar os dentes, a quantidade ideal de escovação por dia e a necessidade da alimentação saudável”, destacou.

A gerente do CEO de Propriá, Marília Leite, ressaltou sobre a organização coletiva da equipe do CEO, que fez uma abordagem sobre “Técnicas Assistivas”, métodos utilizados para ajudar os cuidadores na escovação e proteção. “Também contamos com a apresentação de fantoches, com personagens que envolvem a saúde bucal das pessoas. Entendemos que, além de levar informação para o cuidador e paciente, ações como essa geram momentos de descontração e aproximação com a equipe da unidade, o que pode auxiliar significativamente no resultado do tratamento”.

Para o coordenador dos CEOs, Erik Barros, a iniciativa se baseia na elaboração de estratégias baseadas no referencial teórico de prevenção de doenças e promoção de saúde. “As ações educativas servem para ampliar as ações de saúde que são desenvolvidas aos usuários dos CEOs estaduais, através de linguagem de fácil compreensão, e permite que o usuário execute habilidades motoras, recebendo orientações sobre como cuidar da sua higiene pessoal, além do incentivo na execução do reforço de rotinas diárias, seja em casa ou no ambiente escolar”, afirmou.

 

Mais notícias:

Última atualização: 18 de outubro de 2019 17:41.




Pular para o conteúdo