Diabetes pode ser combatida com alimentação saudável e atividade física

(Médico do Telessaúde da Funesa orienta para riscos e prevenção)

O estilo de vida de uma pessoa pode determinar se ela será saudável ou não. Nesse sentido, há grande preocupação da ciência em torno das Diabetes, doença crônica, de variadas faces, de alta prevalência na população, diretamente ligada ao sedentarismo, obesidade ou herança genética. O Telessaúde Sergipe, serviço prestado pela Fundação Estadual de Saúde, vem alertando a população sobre os riscos das diabetes.

O médico e teleconsultor da Funesa, João Cavalcanti, explica que as pessoas acometidas pelas diabetes precisam ingerir bastante líquido, ser adeptas de uma alimentação saudável e praticar atividade física. “Nós sempre alertamos para a necessidade de prevenção a doenças através do programa Pílula do Conhecimento. Esse mês de Junho foi voltado para as Diabetes. Falamos sobre os cuidados necessários e a importância do rastreamento, que consiste em localizar pessoas sem sintomas, para identificar a doença o mais precocemente possível”, alerta o especialista.

Ele atenta que as pessoas devem buscar a atenção básica de saúde de seu município, fazer os exames específicos e tomar a medicação prescrita por profissionais de saúde. Dr. João observa que a idade pode influenciar no desenvolvimento das diabetes. Ele afirma que não há ligação entre diabetes e hipertensão, mas que e preciso estar atento as comorbidades. “O que as pessoas precisam é passar por uma abordagem multiprofissional, para que as diabetes fiquem sobre controle”, esclarece o médico.

Programa de saúde

Dr. João ressalta que há todo um programa de saúde desenvolvido nas redes de atenção básica, que estimulam o paciente a praticar atividade física, a ter uma alimentação saudável, fazendo uso de frutas e verduras. “Com esses cuidados, é possível evitar as complicações acarretadas pela diabetes, como a perda da visão, na circulação do sangue que pode gerar amputações, insuficiência renal crônica e outros males”, esclarece o especialista.

Ele chama a atenção para a necessidade de pessoas com histórico familiar de diabetes procurarem os postos de saúde para a realização de exames. “Mesmo que as pessoas que não apresentam sintomas devem buscar o rastreamento da doença”, afirma.

Sintomas devem ser observados

As pessoas com suspeita de diabetes podem apresentar sintomas como fome frequente, sede constante, vontade de urinar diversas vezes ao dia, perda de peso, fraqueza, fadiga, mudança de humor, náuseas e vômitos. Além dos sintomas mais comuns, o médico alerta para alterações no coração, nas artérias, rins e nos nervos.

Telessaúde

O Telessaúde e um programa desenvolvido na Funesa, através das redes sociais, que possibilita a comunidade em geral ingressar num site e retirar dúvidas sobre temas da atenção primária, com profissionais preparados.

Por Suzy Guimarães

Foto Jéssica Prata

Mais notícias:

Última atualização: 6 de julho de 2023 09:12.




Ir para o conteúdo