Funesa destaca atuação do Telessaúde durante a pandemia de covid-19 na Mostra do Conass

O Telessaúde, programa nacional que integra educação e serviço por meio de ferramentas de Tecnologias da Informação e Comunicação, com atuação na Atenção Primária à Saúde (APS) para o Sistema Único de Saúde (SUS), oferta a profissionais apoio técnico e científico na qualificação do cuidado, de forma a reduzir encaminhamentos e custos para outros níveis de atenção em saúde. Em Sergipe, o núcleo é administrado pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), com suporte da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O serviço operacionalizado pelo Telessaúde Sergipe foi um dos cinco trabalhos da Funesa apresentado na Mostra Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde em Tempos de Pandemia: experiências dos (as) trabalhadores (as) do SUS no enfrentamento à Covid-19, realizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), de 30 de novembro a 02 de dezembro.

O trabalho abordou “O uso da ferramenta Telessaúde para a educação à distância frente a pandemia por covid-19 em Sergipe”, apresentado pela médica reguladora da Coordenação de Tecnologias Aplicadas à Educação em Saúde, Daniela Alves Freire. “Durante o período de pandemia por Covid-19, o Telessaúde permitiu interação entre profissionais de saúde, garantindo apoio diagnóstico e terapêutico, além de acesso à informação qualificada, por meio dos serviços de teleconsultorias, Segunda Opinião Formativa (SOF) e tele-educação”, disse Daniela.

A profissional também destacou que, no período de amostragem do trabalho, foram produzidas 44 pílulas do conhecimento e 53 webpalestras (EaD) voltadas a profissionais de saúde, gestores e população em geral. “A apresentação do nosso trabalho na Mostra do Conass foi importante na medida que o Telessaúde foi divulgado como uma ferramenta que permite interação e qualificação dos profissionais frente a barreiras geográficas e cumpre seu papel com a manutenção de um canal de relações interpessoais de maneira remota”.

Núcleo de Telessaúde Sergipe

O Programa Telessaúde está presente em 74 municípios Sergipanos, por meio de pontos do serviço instalados nas Unidades Básicas de Saúde do estado e conectados ao Núcleo de Telessaúde, localizado na Funesa. A finalidade é auxiliar nos processos de trabalho e na clínica e terapêutica dos atendimentos em saúde.

Entre os principais objetivos estão: a operacionalização dos encaminhamentos para os centros especializados; a diminuição do tempo de resposta das solicitações de consultas ou procedimentos nas redes de atenção; o fomento à inclusão digital dos profissionais; e a informatização dos serviços de saúde.

 

Mais notícias:

Última atualização: 1 de dezembro de 2021 16:07.




Pular para o conteúdo