Funesa capacita motoristas para manipulação de carros fumacê

A Fundação vem ainda através do Telessaúde, orientando os trabalhadores do SUS para os cuidados com o Aedes aegypti

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), capacita motoristas dos carros fumacê para operacionalização dos veículos. Na última semana, os veículos com o inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) já começaram a atuar no município de Nossa Senhora do Socorro.

Em relação aos carros fumacê, os motoristas são orientados para o uso da bomba, visando conhecer e entender o vetor e seus agravos, viabilizando a prevenção, o combate e o controle do mosquito. A referência técnica da Central de Ultra Baixo Volume (UBV) da Funesa, Valdeliria Carvalho Coelho de Mendonça, disse que o carro fumacê tem como objetivo específico a eliminação das fêmeas do Aedes aegypti.

“O Fumacê deve ser utilizado somente para bloqueio de transmissão de casos de dengue e para controle de surtos ou epidemias”, ressaltou.

Ela atentou que o trabalho só é possível, com a parceria da SES, que acompanha e monitora os índices dos municípios e através dos indicadores, planeja o cronograma de aplicação do produto nos locais identificados. “Esse cronograma é repassado para a Funesa, que executa a aplicação pela Central de UBV”, explicou.

Telessaúde

Através de Webpalestra, a Funesa orienta os trabalhadores do SUS e a comunidade, quanto a prevenção a dengue, alertando para as medidas preventivas para combate a proliferação do mosquito transmissor.

Mais notícias:

Última atualização: 25 de janeiro de 2024 14:57.




Pular para o conteúdo