Funesa leva carretas do homem e da mulher à Nossa Senhora das Dores

A ação de saúde itinerante aconteceu dentro do programa Sergipe é Aqui, realizado pelo Governo de Sergipe

A Fundação Estadual de Saúde – Funesa, esteve presente nesta sexta-feira, 16, em mais uma edição do programa itinerante, Sergipe é Aqui. A ação, que aconteceu em Nossa Senhora das Dores, contou com as carretas itinerantes que levam atendimento de saúde a homens e mulheres, ofertando exames de ultrassonografia, PSA livre e total, além de serviços médicos com consultas de clínica geral e urologia

A Referência Técnica da Coordenação de Prevenção e Promoção à Saúde, Érica Monize Chagas Santos, explicou que as carretas itinerantes prestam serviço a população, viabilizando o acesso a saúde nos municípios, o que para muitas pessoas é a única opção de realizar exames de grande importância, para a prevenção do câncer de próstata, de mana e câncer do colo do útero.

Mobilidade
O diretor Operacional da Funesa, Caíque Costa, observou que as carretas levam mobilidade a população, viabilizando a entrada de saúde nos municípios, facilitando o acesso a serviços gratuitos. Ele ressaltou a importância da parceria entre Funesa, Secretaria de Estado da Saúde – SES e Governo de Sergipe.

SES
A referência Técnica das unidades móveis de saúde, Aila Costa, explicou que o principal objetivo do programa Sergipe Aqui, em especial das carretas é o rastreamento e a detecção de doenças, enfatizando que ações como essa, sejam rotina em Sergipe.

Para o secretário de Saúde do Estado de Sergipe, Valter Pinheiro, as carretas são de suma importância, por ofertarem serviços especializados a população dos municípios sergipanos.

Satisfação
A população contemplada com os atendimentos nas carretas, demonstrou satisfação com os serviços ofertados. Diógenes Segundo Oliveira, disse que a ação nas carretas é muito importante. “Nós recebemos saúde na porta de casa e muitos exames não temos como fazer, devido ao custo, até mesmo do deslocamento. Com ações como essa, o homem pode cuidar da saúde com um ótimo atendimento”, enfatizou o usuário.

Assim como ele, Aparecida Santos, que mora num povoado próximo a cidade de Dores, disse que a oportunidade de fazer uma ultrassom não poderia ser desperdiçada, já que ela não dispõe de recursos financeiros para realizar exames particulares ou mesmo para se deslocar até a capital.

Mais notícias:

Última atualização: 16 de junho de 2023 17:13.




Pular para o conteúdo