Funesa prepara e operacionaliza a ação de carros fumacê

Na primeira quinzena de agosto o carro fumacê fará roteiro em quatro municípios sergipanos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), operacionalizou a ação do Governo do Estado que viabiliza a saída dos carros fumacê, para o controle da proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Para a distribuição do inseticida, há uma formulação do produto com Ultra Baixo Volume (UBV) e é preciso, também, uma capacitação dos motoristas que operam os carros fumacê.

De acordo com a coordenadora de Promoção e Prevenção à Saúde (Copps), Ivelizze Vanconcelos, os motoristas são capacitados para operar os carros que sofrem um preparo especial. “Para participar do processo seletivo os motoristas devem estar aptos, apresentando os cursos necessários para ocupar o cargo. Já trabalhando, eles recebem da Funesa, capacitação referente a parte sanitária, sobre como lidar com o produto químico, além de serem treinados com práticas de primeiros socorros”, explica.

A coordenadora do Copps explica que a formulação da UBV, é indicada no controle de fêmeas adultas do Aedes aegypti para aplicação em situação de emergência, mediante informação de caso notificado, e quando o controle preventivo não foi suficiente. Quanto a divisão e programação dos motoristas, ela acontece a partir do cronograma enviado pela Vigilância Sanitária do Estado. “São dois responsáveis para cada carro e para cada município, em sistema de rodízio de trabalho”, disse.

Aplicação em quatro ciclos

Foram contemplados, na primeira quinzena de agosto, com as ações de controle do Aedes aegypti, com quatro ciclos de aplicação, os municípios de Estância, no sul sergipano, Tobias Barreto, no centro-sul, Itabaiana, no agreste, e Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana de Aracaju. A gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, explica que a ação é fundamental para o controle do vetor na fase adulta.

Foto: Nucom/Funesa

Mais notícias:

Última atualização: 9 de agosto de 2023 19:14.




Pular para o conteúdo