Capacitação ofertada para profissionais da SES tem como tema os Indicadores de Saúde

A qualificação é um fator primordial para um bom desempenho de profissionais de todas as áreas. Na saúde, não é diferente. Neste sentido, com o objetivo de qualificar técnicos sobre o levantamento de dados dos sistemas de informação em saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), através da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE) realizou, nesta terça-feira, 06, uma capacitação sobre os Indicadores em Saúde.

Fotos: Alliston Santos

A proposta da capacitação foi apresentar a importância de pensar e definir indicadores de saúde fortalecendo o seu monitoramento no planejamento da SES. Sendo assim, o envolvimento do corpo técnico de diversas áreas da saúde estadual é um ponto chave da capacitação, que busca aprimorar o processo de planejamento para a elaboração destes indicadores. O intuito nesta dinâmica de planejamento de gestão em saúde, é desenvolver um olhar aprofundado para o indicador, perceber em que fase ele está, o que foi alcançado, o que não alcançou e, a partir disso, criar estratégias para melhorar o alcance destes indicadores. Tudo isso faz parte de uma necessidade do planejamento, monitoramento e avaliação, mostrando os caminhos das ações dentro da SES.

A programação do evento iniciou com um debate sobre “Indicadores de Saúde e o Planejamento Estratégico – como escolher e construir indicadores”, objetivando trabalhar com o fortalecimento da gestão estadual de saúde, projeto que vem sendo desenvolvido em todas as capitais, destacando a importância do alinhamento de indicadores para o planejamento, de forma a monitorá-los no âmbito de gestão. Em seguida, os participantes puderam compreender sobre o funcionamento do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), ferramenta de busca de dados para construção de indicadores.

 

Alinhando teoria à prática

No período da tarde, os participantes realizaram, na prática, atividades em grupo com o objetivo de catalogar as fichas de indicadores, instrumentos que mostram quais são eles; e de que forma são feitos. Por meio do preenchimento dessas fichas, os participantes conseguiram entender as características do seu indicador, seus objetivos, metas e formas de monitoramento avaliativo sobre a execução e o resultado.

Ao término da dinâmica, houve a apresentação das fichas de indicadores elaboradas pelos grupos de trabalho. O exercício coletivo contribuiu para uma troca de experiências e aprimoramento sobre conceitos de indicadores de saúde, com foco em planejamentos futuros. Qualificar o corpo técnico da rede de saúde estadual reforça a garantia de que nos próximos planejamentos ocorra um avanço cada vez mais significativo na definição, monitoramento e avaliação de indicadores.

Além da aquisição de conhecimento e aprimoramento de suas funções no âmbito profissional, desempenhando as ações com mais segurança e propriedade, os participantes da capacitação também terão direito a certificado de participação no evento, com carga horária de 8 horas, a ser emitido por meio de acesso ao site da Funesa.

 

Mais notícias:

Última atualização: 8 de setembro de 2022 17:20.




Pular para o conteúdo