Novembro Azul: Carreta do Homem leva ações de saúde a municípios sergipanos

Foto: Coordenação de Promoção e Prevenção à Saúde/Funesa

Neste Novembro Azul – Mês de Conscientização sobre a Saúde do Homem, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) fechou parceria com nove municípios que solicitaram a Carreta do Homem para a execução de serviços de saúde voltados para o público masculino, a exemplo da detecção do câncer de próstata. As ações são viabilizadas pelo envio da Carreta da Saúde do Homem aos territórios, equipada com aparelho de ultrassonografia.

O primeiro o ser contemplado com a parceria foi o município de Japaratuba, que nesta terça-feira, 09, ofereceu consultas com generalista, ultrassom de próstata, exames laboratoriais (PSA, VRDL, Hemograma), consulta com nutricionista, ventosoterapia (tratamento natural com a utilização de ventosas em um local do corpo para melhorar a circulação sanguínea), procedimentos odontológicos e serviços de urologia, segundo informou a referência técnica e  assessora da Coordenação Estadual de Assistência Ambulatorial da DAEU/SES, Samira Silva Almeida.

Na sequência, a Carreta do Homem segue para os municípios de General Maynard, em 11/11; Ilha das Flores, em 16/11; Cedro de São João, em 17/11; Japoatã, em 18/11; Cumbe, em 24/11; Maruim, em 26/11; e Povoado Pau Ferro (Maruim), em 27/11; Rosário do Catete, em 30/11; Lagarto, em 02/12; e Simão Dias, em 07/12. “Nossa meta é promover a saúde integral do homem, aproveitando a campanha do Novembro Azul para trazê-lo para o serviço, embora o foco maior seja a prevenção do câncer de próstata”, informou Samira.

Material educativo

Por entender ser essencial aliar serviços ao conhecimento sobre tudo aquilo que envolve a saúde do homem, a SES, em parceria com Fundação Estadual de Saúde (Funesa), elaborou material educativo para ser distribuído com a sociedade, mas direcionado especialmente ao público masculino. Nos folders há orientações sobre como cuidar da saúde e informações sobre os cânceres de próstata, pênis e testículo. Também apontam as principais causas que geram o óbito precoce do homem.

 

 

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

 

Mais notícias:

Última atualização: 10 de novembro de 2021 18:53.




Pular para o conteúdo