Oficina promove qualificação dos processos de trabalho e do cuidado nos CAPS

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), através da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), realiza, nesta quarta, 20, e quinta-feira, 21, uma Oficina para qualificação dos processos de trabalho e do cuidado nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS. Voltada a profissionais que atuam nos Centros, a capacitação tem o objetivo de ampliar as competências e habilidades técnicas dos profissionais para qualificar as ações de cuidado.

Na oportunidade, foi realizada duas exposições dialogadas, com os temas: “O CAPS como dispositivo estratégico de cuidado extra-hospitalar para pacientes graves e persistentes com necessidades de atenção intensiva e contínua” e “Acolhimento e Vínculo: A relação terapêutica com o eixo de tratamento”, além de atividades coletiva com os temas: “Conceitos Estruturantes da Atenção Psicossocial” e “Principais dispositivos e estratégias para a organização do processo de cuidado e trabalho”.

A SES informa que a oficina é uma ferramenta, uma estratégia para fortalecer a saúde mental no Estado, que atua com uma rede de pontos que se interligam e que precisa funcionar para que o Caps realize seu trabalho. Além de outros pontos de atenção, o que precisa ser visto nessa rede de atenção psicossocial (especializada) é a qualificação dos profissionais, a fim de aprimorar o atendimento do usuário, qualificar a assistência e dar acesso em tempo célere e oportuno. Nesse sentido, é possível avançar para outros processos e garantir o direito à assistência para aqueles pacientes que são identificados como graves.

O Caps atende o paciente grave e refere casos leves e moderados para outro ponto, pois podem ser resolvidos na Atenção Primária à Saúde (APS). Além de referenciar, o serviço também identifica os casos graves que necessitam de internação hospitalar, para que sejam remanejados, transferidos para outro ponto de atenção e a assistência seja garantida. Atualmente, a Saúde Estadual atua com um grande diagnóstico situacional da Rede de Atenção Psicossocial, principalmente focado no ponto especializado, que é o Caps.

A Saúde Estadual também entende que é necessário que o Caps tenha a estrutura adequada para realizar o trabalho com os(as) usuários(as) de maneira adequada, para gerar resultados positivos à Rede.

Mais notícias:

Última atualização: 20 de julho de 2022 17:13.




Pular para o conteúdo