PlanificaSUS: Saúde Estadual realiza segunda fase da reunião preparatória

Foto: Flávia Pacheco/SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta terça-feira, 08, na Fundação Estadual de Saúde (Funesa), a segunda fase da reunião preparatória do PlanificaSUS, para analisar o status da primeira fase do projeto, realizado no ano passado, além de dar continuidade ao plano de ação para essa fase atual. O principal objetivo do PlanificaSUS é aprimorar os serviços de saúde para avançar na assistência ao usuário do SUS, de forma qualificada e integrada, entre a Atenção Primária e a Atenção Ambulatorial Especializada.

A agenda também tem a finalidade de conhecer o status atual das Unidades Laboratórios, mapear tutores, identificar projetos relevantes ao PlanificaSUS em execução, elencar mudanças de gestão nos municípios, e apresentar o Projeto PlanificaSUS – Fase 2. A ação contou com a presença da referência de apoio à Sergipe, o especialista do PlanificaSUS pelo Hospital Israelita Albert Einstein, Guilherme Barbosa Shimocomaqui, que abordou sobre pontos específicos do grupo condutor e projetos desenvolvidos na região. “A missão é organizar o time da SES e preparar para o início da fase dois. Acreditamos muito no êxito do estado de Sergipe, principalmente considerando o compromisso e determinação da Secretaria Estadual, através dos técnicos com competências e que conhecem bastante o método. Isso é muito promissor”, disse.

Foto: Flávia Pacheco/SES

O processo envolve a equipe técnica da SES, sob coordenação da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), além da participação da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). “É um momento de alinhamento com representatividades que contribuem para esse processo de construção da fase dois, além de sanar dúvidas e entraves ocorridos no ano passado, para que possamos avançar da melhor forma possível. Um das pautas da fase dois é trabalhar com outro corpo técnico que atue com a linha de cuidado materno-infantil, que é o foco a ser trabalhado das regiões de saúde de Itabaiana e Lagarto”, afirmou a diretora de Atenção Primária à Saúde, Flávia Resende Diniz.

A diretora geral da Funesa, Lavínia Aragão, ressaltou que essa é uma agenda estratégica para o Estado, a partir da experiência pelo Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde). “Enquanto Escola de Saúde Pública (ESP-SE) é uma agenda de formação. Ao mesmo tempo em que está agindo como projeto nos territórios, forma sujeitos que fazem parte desse processo. Os trabalhadores que estão atuando na essência desse projeto também estão sendo qualificados porque passam por momentos de Educação Permanente durante os processos de trabalho”.

 

Mais notícias:

Última atualização: 8 de junho de 2021 21:35.




Pular para o conteúdo