Ponto de Telessaúde é implantado em mais um município Sergipano

A equipe do Telessaúde Sergipe, núcleo administrado pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), com suporte da Secretaria Estadual de Saúde (SES), esteve, nesta quarta-feira, 15, em visita ao município de Tobias Barreto, para implantar um ponto de acesso de Telessaúde na Unidade Básica de Saúde – UBS Raimundo Serafim de Menezes (Jabeberi), além de outro ponto na Unidade de Saúde da Família – USF Joselita Olinda dos Santos (Montes Coelho). O serviço busca contemplar as unidades básicas de saúde, facilitando o acesso de profissionais das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) à Educação Permanente, por meio dos serviços de qualificação disponibilizados pelo Núcleo. A formalização da parceria contou com a presença da secretária de Saúde de Tobias Barreto, Emanuelly Carvalho, e dos profissionais de saúde que atuam nas respectivas unidades.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica à Saúde do município, Patrícia Gois de Oliveira, a implantação do Telessaúde facilita o acesso as informações em saúde, melhorando assim a qualidade do serviço prestado pelos profissionais. “Essa ferramenta viabiliza apoio direto à Atenção Primária, promovendo a capacitação e a educação permanente das equipes de saúde da família. O Telessaúde é um programa que agrega na transparência de informações, onde os profissionais podem tirar suas dúvidas, fortalecendo a qualificação do cuidado em saúde”, ressaltou.

A partir do ponto de Telessaúde, os profissionais poderão ter acesso às ofertas de serviços disponibilizadas pelo Núcleo de Telessaúde, compostas por Teleconsultoria, Tele-educação e Segunda Opinião Formativa. Utilizando as tecnologias de informação e comunicação, os trabalhadores podem se qualificar o conhecimento no próprio espaço de trabalho, além de se conectarem com especialistas localizados na sede Núcleo de Telessaúde, que fica em Aracaju.

Para um município receber o kit do ponto, o Telessaúde verifica se a unidade de saúde atende aos pré-requisitos para implantação, como estrutura física, segurança, sala adequada. A monitora de campo e referência técnica em Saúde Pública do Telessaúde/Funesa, Karla Cunha, informou que, atendendo a essas condições, o Telessaúde faz todo o processo de instalação. “A implantação dos pontos nas unidades de Tobias Barreto tem grande importância, visto que são unidades distantes da cidade. Com o ponto implantado, os profissionais terão facilidade de acesso a informação e poderão realizar um atendimento aos pacientes de forma qualificada, diminuindo assim os encaminhamentos desnecessários”.

 

Mais notícias:

Última atualização: 17 de janeiro de 2020 15:14.




Pular para o conteúdo