Centros de Especialidades Odontológicas: profissionais são capacitados sobre prevenção e diagnóstico de emergências médicas

Dr. Bruno Torres | Fotos: Alliston Santos

Com o intuito de capacitar profissionais que atuam nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) estaduais, a Funesa, com suporte da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta quarta-feira, 09, a capacitação “Como prevenir e diagnosticar emergências médicas no consultório e manejo dos anestésicos locais”. A ação aconteceu no auditório da Superintendência do Ministério da Saúde, em Sergipe.

A ação contou com a participação do cirurgião-dentista bucomaxilo Bruno Torres, que atua no CEO de São Cristóvão, e é doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Com experiência nas áreas de Implantodontia, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Cirurgia Ortognática e Estética, Traumatismos Faciais e Implantodontia, o palestrante apresentou pontos importantes sobre as ações odontológicas.

“A proposta da capacitação foi discutir as emergências médicas que acontecem no escritório odontológico e como devemos proceder, fazer o diagnóstico, avaliar e tratar as diversas comorbidades, como inícios de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de infarto. Outra questão são pacientes que perdem a consciência durante o atendimento odontológico. Por isso, é importante tentar identificar se é decorrente de um estresse, de uma hipoglicemia, de um uso errado de um anestésico local, para que possamos entender como prevenir, diagnosticar e tratar”, pontuou Bruno.

De acordo com a assessora da Coordenação dos Centros de Especialidades Odontológicas (COCEO) da Funesa, Willianne Barreto, o objetivo da capacitação foi colocar em prática o plano de ação que foi acertado no planejamento estratégico da Fundação. “ A gente tem oito CEOs estaduais e, dentro desse planejamento que foi feito, visualizamos a necessidade de ter ação de educação permanente mais incisiva nestes centros. Nesta oportunidade, estamos trazendo para todos os profissionais, os nossos especialistas e as nossas Auxiliares de Saúde Bucal (ASBs), um momento de educação permanente”, destacou Willianne.

A capacitação, que faz parte de um projeto intitulado “CapacitaCEO”, destina-se aos profissionais da Funesa que atuam nas unidades odontológicas localizadas nos municípios de Boquim; Capela; Laranjeiras; Nossa Senhora da Glória; Propriá; São Cristóvão; Simão Dias; e Tobias Barreto, principalmente para especialistas nas áreas de Endodontia, Prótese, Cirurgia Bucomaxilo e Periodontia, assim como aos auxiliares de saúde bucal.

Por meio dessas capacitações, não somente os profissionais de saúde saem ganhando, mas também a população, que tem como garantia um atendimento mais qualificado. “A Odontologia sergipana ganha como um todo e a sociedade também. Então, a proposta da Funesa, da Coordenação do Centro de Especialidades Odontológicas, é trazer mais capacitações, mais educação permanente, justamente para capacitar e qualificar ainda mais os profissionais que já são muito competentes”, concluiu Willianne.

Assessora da Coordenação dos CEOs, Willianne Barreto

Desenvolvimento profissional

Profissionais que participaram da capacitação reforçam a satisfação e importância de ações deste cunho, contribuindo para o seu desenvolvimento técnico. “É de extrema importância essa capacitação, já que lidamos com saúde e, consequentemente, com pessoas. Nossa população vem apresentando várias doenças ao longo tempo e com isso a gente, ao atender o paciente, precisa de muita atenção. Nós lidamos com medicamentos, com pessoas com comprometimento sistêmico e, por isso, a atualização nessa área é sempre muito importante”, relata Mônica Cardoso, dentista especialista em Periodontia do CEO de Capela.

A Auxiliar de Saúde Bucal lotada no CEO de Laranjeiras, Rose Ane Carvalho, afirma que o tema da capacitação é relevante para um atendimento à população mais assertivo; e que isso também é fruto do investimento em capacitações ofertadas pela Funesa.

 

Mais notícias:

Última atualização: 10 de novembro de 2022 14:14.




Pular para o conteúdo