Projeto de qualidade na saúde capacita profissionais em Itabaianinha

(As ações fazem parte do projeto Educação Permanente e Qualidade no Cuidado em Saúde)

A Fundação Estadual de Saúde está desenvolvendo o projeto “Educação Permanente e Qualidade no Cuidado em Saúde” no município de Itabaianinha, fruto do convênio 01/2023, firmado entre a FUNESA, no âmbito da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP/SE) e Secretaria Municipal de Saúde de Itabaianinha, com anuência da Secretaria de Estado da Saúde – SES.

O cronograma elaborado para o projeto, consiste na realização de quatro ações de educação permanente com temáticas pensadas conforme a necessidade do município. Informa a Referência Técnica do projeto, Naciele Almeida Menezes. Ela ressalta que a secretária de Saúde de Itabaianinha, Ingrid Alícia, considera programa como via de qualificação para os processos de trabalho interno da Secretaria Municipal, otimizando tempo, insumos, ações e cuidados com melhores resultados das políticas públicas aplicadas.

Ações refletem responsabilidade

“Desse modo, o resultado da parceria vai refletir na melhoria da qualidade dos serviços de saúde ofertados à população, observa Ingrid. A diretora Geral da Funesa, Carla Fontes, ressalta a importância do início das ações, pontuando que é com bastante orgulho e com profundo sentimento de responsabilidade, que estão sendo realizadas as ações do convênio com o município de Itabaianinha. “Nosso maior objetivo é buscar soluções de melhorias para o Sistema Único de Saúde no âmbito Estadual, por um bem maior, que é capacitar os profissionais de saúde de forma igualitária e específica. Tenho certeza que iremos longe com essa parceria”, afirma Carla.

Ela atenta que o primeiro momento, que aconteceu no mês de maio, foi realizada a “Oficina de Introdução ao Planejamento Estratégico”, com a participação de coordenadores, administrativos, enfermeiros e gerentes. “No mês de junho, como segunda etapa do Projeto, aconteceu a capacitação “Acolhimento e a Humanização em Saúde”, que teve como público-alvo todos os servidores do fundo Municipal de Saúde de Itabaianinha. O Projeto contará ainda, com outras duas ações com temáticas selecionadas de acordo com a necessidade do município. As datas para a realização destas etapas, serão definidas junto à gestão municipal de Itabaianinha”, explica Carla Fontes.

Planejamento

A enfermeira Eliane Silva, que atua na Estratégia de Saúde da Família, participou da Oficina de Introdução ao Planejamento Estratégico, de Saúde da Família, disse que considera a ação educacional como produtiva. “Em nosso primeiro encontro, obtive um novo olhar diante do planejamento estratégico situacional, por ser um plano que se caracteriza como primordial para alcançar metas, objetivos e traçar medidas diante do que se elaborou”, conclui.

Mais notícias:

Última atualização: 29 de junho de 2023 09:07.




Pular para o conteúdo