Saúde estadual promove estratégias de ampliação do acesso às novas tecnologias de prevenção ao HIV

Com o objetivo principal de promover a ampliação do acesso às novas tecnologias de prevenção ao HIV – A prescrição da PrEP na Atenção Primária e apresentar estratégias, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), através do Telessaúde Sergipe, realizou, nesta terça-feira, 21, a webpalestra “Profilaxia Pré-Exposição ao HIV na Atenção Primária”, tecnologia que, em Sergipe, possui oferta no Hospital Universitário (HU/UFS). Voltada a médicos(as), enfermeiros(as), e farmacêuticos(as), a tele-educação contou com a participação de 103 pontos de Telessaúde distribuídos em 38 municípios de três estados brasileiros.

De acordo com o gerente do Programa de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da SES, o médico sanitarista, José Almir Santana, a PrEP está em processo de expansão para todo o estado. “Definimos os municípios sedes de regionais e municípios convidados. Portanto, hoje foi um momento importante de capacitar os profissionais da APS que atuam nesses municípios, com orientações sobre como prescrever e encaminhar a pessoa para receber esse tratamento”, disse.

O diretor de Vigilância em Saúde da SES e docente do curso de Medicina da UFS, Marco Aurélio Góes, ressaltou que essa ação teve viés operacional, pois, a partir de janeiro/2022, a possibilidade de prescrição da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) será trabalhada pelos médicos da Atenção Primária. “É muito importante esse diálogo com essas equipes da APS, para que possam reconhecer e ofertar esse tratamento aos usuários do SUS que tenham indicação, e para que possamos ampliar a oferta de prevenção. No próximo ano temos esse horizonte de ampliar o cuidado da pessoa com HIV na rede. Para iniciar, teremos 10 municípios identificados como UDM (Dispensadoras de Medicamentos Antirretrovirais), o usuário, após avaliação médica, poderá fazer esse acompanhamento”.

Conteúdo abordado

Entre o conteúdo abordado, estiveram as seguintes temáticas: Importância da Estratégia Saúde da Família na oferta das ações de prevenção e cuidado das pessoas vivendo com o HIV/Aids; Atenção Primária à Saúde Resolutiva; O papel fundamental da APS na promoção e cuidado das pessoas vivendo com HIV/Aids; Barreiras de acesso, ou seja –desafios enfrentados no cotidianamente nos serviços de saúde; Oferta de testagem; Formas de prevenção; Prevenção Combinada; Testagem como porta de entrada para outras estratégias de prevenção combinada; As intervenções biomédicas da prevenção combinada do HIV; Concentração de casos de HIV em determinadas populações; Recomendação Clássica da PrEP: Populações e critérios para indicação da PrEP; Populações-chave; e Populações prioritárias.

Também foram apresentados assuntos como: Recomendação da OMS e atualização; Nova proposta: Populações e critérios para indicação de PrEP; População de Interesse; Por que precisamos da PrEP; Como ofertar a PrEP; Critérios para indicação de PrEP às pessoas em risco substancial de se infectar por HIV; Desenvolvimento de Habilidades de Comunicação para Clínica; Abordagem geral; Orientações sobre Saúde Sexual; Como identificar indivíduos elegíveis ao uso de PrEP na rotina de atendimento; e Fluxograma da Rede de Atenção à Saúde relacionada ao atendimento à PrEP.

Outras temáticas foram: Prescrição da PrEP; e Esquema antirretroviral para PrEP; Fornecimento da medicação; Recomendação para “Dose de Ataque”; e Sinais e sintomas da infecção aguda pelo HIV; Simplificação do seguimento laboratorial; Manejo de eventos adversos; Outras informações clínicas; Atualizações PrEP 2021 no Brasil; Ficha de cadastro; Orientação sexual x Identidade de Gênero; Ficha de Atendimento; Relação das UDM a serem implantadas em Sergipe; Fluxo atendimento PrEP – Novas fichas; e Plano de expansão.

 

 

Mais notícias:

Última atualização: 21 de dezembro de 2021 19:55.




Pular para o conteúdo