Saúde estadual realiza I Seminário da Rede de e Emergência para fortalecer os atendimentos em situações críticas

Evento reuniu gestores e profissionais de saúde para aprimorar o atendimento aos usuários do SUS

Com o objetivo de fortalecer a Rede de Urgência e Emergência do Estado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE)  realizou, nesta quinta-feira, 9, o I Seminário da Rede de Urgência e Emergência de Sergipe. A iniciativa teve o objetivo de promover o fortalecimento da rede estadual, reunindo gestores e profissionais de diferentes níveis de atenção para discutir estratégias de aprimoramento do atendimento aos usuários.

O encontro reuniu representantes de hospitais, serviços de pronto atendimento, equipes de regulação e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe). Durante o evento, foram debatidas formas de otimizar os fluxos assistenciais, padronizar fluxos e fortalecer a integração entre os diversos serviços que compõem a rede de urgência e emergência do Estado.

Para a diretora da Atenção Especializada em Saúde da SES, Neuzice Lima, a realização deste primeiro seminário é uma estratégia para qualificar a assistência prestada em todo o sistema de atenção à saúde. A proposta é discutir a política de atenção às urgências do SUS, para que gestores e profissionais conheçam os serviços já existentes no estado. 

“Trouxemos para o debate temas fundamentais, como o desenho da Rede de Atenção às Urgências e Emergências, a regulação do acesso e a linha de cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), além da importância da atuação dos Núcleos de Educação Permanente. Nosso objetivo é garantir um acesso mais qualificado, seguro e em tempo oportuno para a população sergipana. Com isso, buscamos assegurar uma execução mais eficaz das políticas públicas, promovendo a integração entre os diferentes níveis de atenção e fortalecendo a capacidade de resposta diante de situações críticas”, destacou Neuzice.

A representante da Superintendência do Ministério da Saúde em Sergipe, Jisy Pereira, salientou que a ação é fundamental para reforçar a capacitação dos profissionais e gestores da saúde do estado, por meio da educação permanente, integrando as instituições, como Unidades de Pronto Atendimento, o Samu e os hospitais. “É importante que todos conversem e atuem de forma integrada, priorizando um atendimento de qualidade, favorecendo, cada vez mais, o atendimento rápido e, consequentemente, a saída desse paciente da situação de emergência. Por isso, gostaria de parabenizar o Governo do Estado por essa ação, ressaltando que a educação permanente em saúde é sempre importante e nunca é demais”, sublinhou.

O evento foi planejado para alinhar estratégias e promover a qualificação do atendimento em todos os níveis. “Esse seminário é o momento que encontramos para unir todos os equipamentos da rede, tanto os serviços pré-hospitalares quanto os intra-hospitalares, e dialogar com os profissionais que compõem a gestão. O intuito é integrar esses atores e proporcionar um atendimento mais ágil e qualificado à população”, explicou a coordenadora das Redes Especializadas de Atenção à Saúde, Catharina Costa.

A proposta também é criar um ambiente de escuta e fortalecimento da gestão. “Muitas vezes, os profissionais estão na ponta, de forma isolada, enfrentando os desafios do dia a dia. Este é um momento estratégico para alinhar fluxos, compartilhar experiências e encontrar soluções conjuntas que deem mais dinamicidade à rede”, pontuou Catharina.

O superintendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Sergipe (Samu 192 Sergipe), Ronei Barbosa, destacou a importância de reunir os diferentes componentes da Rede de Urgência e Emergência em um mesmo espaço. “É um momento ímpar para a saúde do estado, porque coloca todos os atores da rede para conversar sobre as dificuldades e avanços, buscando aprimorar o funcionamento do sistema. O Samu é um elo que permeia toda essa rede, então estar aqui discutindo melhorias é fundamental”, ressaltou.

Fortalecimento da assistência

Representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems/SE), a secretária de Saúde do município de Arauá, no sul sergipano, Francielle Costa comentou sobre a importância da presença dos representantes municipais para melhor compreensão do funcionamento de todo o sistema de atendimento emergencial do Estado. “Esse é um momento de troca com todos os municípios, para juntos compartilharmos nossas dúvidas e dificuldades sobre o fluxo de atendimento, integrando os diferentes serviços e níveis de atenção, do pré-hospitalar ao hospitalar, qualificando ainda mais a assistência para todos os usuários”, ressaltou.

O enfermeiro e coordenador do setor de urgência da Barra dos Coqueiros, Washington Mesquita, conta que o seminário representa uma oportunidade de fortalecimento do trabalho na ponta. “É um evento de grande relevância, principalmente para nós que estamos na linha de frente. Aqui podemos apresentar nossas demandas, entender melhor os fluxos e buscar soluções conjuntas para garantir que o paciente receba o atendimento necessário no tempo certo”, destacou.

Fotos: Valter Sobrinho (Ascom SES) e Alliston Santos (Nucom Funesa)

Mais notícias:

Última atualização: 10 de outubro de 2025 17:42




Ir para o conteúdo