Saúde Estadual realiza webinário “Sexualidade e Abordagem para Prevenção das ISTs, através do Programa Saúde na Escola”

A discussão acerca da aceitação e respeito à diversidade sexual é pauta de debates políticos, ideológicos, dos Direitos Humanos, da saúde, e dos espaços sociais de visibilidade do movimento LGBTQIA+, devido ao pouco conhecimento da população sobre as pessoas LGBTs. Com o objetivo de informar a comunidade escolar sobre aspectos, características e realidade dessa parcela da população, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), por meio do Telessaúde Sergipe, realiza o webinário “Sexualidade e Abordagem para Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis, através do Programa Saúde na Escola (PSE)”, que iniciou nesta quarta-feira (05), com a aula 01, e continua nos dia 19/05 e 02/06, com a aula 2 e aula 3.

Neste primeiro momento, a ação educativa contou com a participação de professores e estudantes da educação de 51 municípios de sete estados brasileiros. A primeira aula teve como tema “Sexualidade, diversidade sexual e educação”, ministrada pela professora, assistente social, especialista em Gênero e Sexualidade na Educação, mestra em Educação, e referência técnica de Políticas Públicas para a população LGBTQIA+ da Secretaria de Estado da Inclusão (Seias), Adriana Lohanna dos Santos, e pelo médico especialista em Saúde Pública e responsável técnico do Programa de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da SES, José Almir Santana.

Ao discorrer sobre o tema, as referências técnicas abordaram assuntos como: Sexualidade e Sexo; Composição da Sexualidade; Conceito de Gênero; Identidade de Gênero; Orientação Sexual (conceituando lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, queer’s, intersexuais, e assexuados); Mitos ou Crenças; Formas dos jovens se relacionarem; Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva; Métodos Anticoncepcionais; a sociedade atual e as relações de gênero; expressões do preconceito e da discriminação contra LGBTQIA+’s na sociedade contemporânea e sua reprodução na escola; e sugestões de oficinas.

De acordo com Adriana Lohanna, existe um movimento de retrocesso na sociedade, de forma que as diversidades sejam invisibilizadas. Nesse contexto, “essa ação educativa, que levanta temas polêmicos, mas imprescindíveis, é muito importante para os profissionais da educação e da saúde, que trabalham diretamente com a população. A diversidade humana – não apenas de gênero, orientação sexual, raça e etnia – deve ser entendida e respeitada em todos os espaços da sociedade. Enquanto administração estadual, temos a missão de proporcionar uma informação necessária para construir uma sociedade justa e igualitária. Nesse caso específico, formar cidadãos, cidadãs e profissionais que compreendam toda a diversidade sexual, para levar aos estudantes a necessidade de respeitar os colegas e melhor atender a população”, ressaltou a educadora.

Para quem trabalha com ISTs, é fundamental estar preparado para discutir esse tema, principalmente na escola, segundo afirma o médico Almir Santana. “Os professores precisam estar atentos a esse tema, saber como abordar, sem preconceitos, respeitando o comportamento dos adolescentes e jovens. Falar sobre sexualidade abre o caminho para discutir as ISTs. A escola é um meio fundamental, pois além de aprender em casa, esse adolescente pode aprender na rua, de uma forma equivocada. Às vezes por uma pessoa madura, ou mesmo jovem, que nem sempre tem a informação adequada”.

A segunda, no dia 19/05, terá como tema: “Conhecendo as Infecções Sexualmente Transmissíveis”, que abordará sobre Noções de vulnerabilidade; Principais ISTs; Prevenção Combinada na escola; e O HIV/Aids na escola: E agora, o que fazer?.  A aula três, no dia 02/06, abordará “Novas Tecnologias para prevenção das ISTs”. Já a aula quatro, dia 16/06 será sobre “Abordagem e prevenção da gravidez na adolescência”.

Em breve, a webpalestra será disponibilizada no YouTube, no canal Telessaúde Sergipe.

 

Cartilha Prevenção ISTs (Ministério da Saúde/SES) – Cartilha Prevenção ISTs – Saúde e Prevenção nas Escolas

 

Mais notícias:

Última atualização: 10 de junho de 2021 13:04.




Pular para o conteúdo