Saúde promove IV Seminário Estadual de Segurança do Paciente

Evento foi voltado aos profissionais de toda a rede assistencial, seja estadual, filantrópica ou privada, além das coordenações da Atenção Primária dos municípios sede da região

A fim de garantir uma assistência hospitalar cada vez mais segura, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu nesta quarta-feira, 27, o IV Seminário Estadual de Segurança do Paciente. A ação, que contou com o apoio da Fundação Estadual da Saúde (Funesa), foi realizada por meio da Coordenação Estadual de Segurança do Paciente e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS).

O evento foi voltado aos profissionais dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) de toda a rede assistencial, seja ela estadual, filantrópica ou privada, além das coordenações da Atenção Primária dos municípios sede da região. Entre os temas discutidos estão o ‘Diagnóstico Correto – A chave para o cuidado e tratamento seguro’; Panorama das notificações no Notivisa do Estado de Sergipe – Hemovigilância; Segurança do Paciente em Sergipe; ‘Panoramas de óbitos em Sergipe’, entre outros.

“A segurança do paciente nos serviços de saúde é de grande relevância e vem sendo discutida com o objetivo de aprimorar a qualidade da assistência à saúde, com foco nas diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Todos os anos, a OMS lança um tema específico para ser trabalhado em todos os países, e hoje exploramos o conceito de diagnóstico correto. Também fizemos uma análise do panorama atual do nosso estado em relação à segurança do paciente”, explicou a enfermeira da área técnica do NSP, Héllen Mendonça.

A coordenadora do Núcleo de Segurança do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Isabel Cordeiro, ressaltou que é fundamental entender que a segurança do paciente abrange seis metas internacionais. Segundo ela, essas metas incluem a correta identificação do paciente, a comunicação eficaz sobre segurança, a prescrição e administração adequadas de medicamentos, entre outras, sendo primordial estabelecer e firmar essas metas para qualquer serviço de saúde, pois elas garantem a segurança e a qualidade no atendimento.

“Estamos vivendo um momento de integração entre as unidades hospitalares da rede estadual, incluindo também as instituições particulares e filantrópicas. Essa troca de saberes, conhecimentos e experiências é extremamente valiosa e enriquece nossa prática diária. Gostaria de destacar a importância do envolvimento do Huse em discussões e eventos como este, uma vez que nos permite compartilhar nossas experiências e aprender com as demais unidades, tornando nossos conhecimentos ainda mais robustos”, finalizou Isabel.

Mais notícias:

Última atualização: 28 de novembro de 2024 09:15.




Pular para o conteúdo