Saúde promove web palestra sobre protocolo clínico para atendimento dos casos de arboviroses em Sergipe

O encontro visou promover a capacitação de médicos e enfermeiros da assistência básica e hospitalar do Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e do programa Telessaúde, realizou mais uma web palestra com o objetivo de promover a capacitação de profissionais de saúde sobre a atualização do protocolo clínico para o tratamento das arboviroses.

A web palestra foi ministrada pelo diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes e pela gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá. Esse modelo de palestra facilita o acesso dos profissionais de saúde ao conteúdo divulgado.

Segundo Sidney, a proposta da web palestra foi atingir o maior número possível de médicos e enfermeiros, principalmente os que estão diretamente na linha de frente de atendimento, tanto na assistência básica quanto na assistência hospitalar na urgência e emergência.

“Toda a parte de arbovirose foi abordada desde a questão da epidemiologia das doenças que ocorrem atualmente, quanto às formas de condução do paciente que contraia uma dessas arboviroses. Nós estamos saindo do inverno, entrando na primavera e consequentemente o verão que é o período de maior risco. Então nós estamos preparando esses profissionais para quando começar um novo período da doença, de surgimento de casos, esses profissionais estejam capacitados para cuidar do paciente que é acometido por alguma dessas arboviroses”, explicou Sidney Sá.

De acordo com Marco Aurélio, quando o assunto é arboviroses é importante conhecer o protocolo e a classificação clínica da doença. “ É necessário que o profissional de saúde possa realizar um diagnóstico o mais cedo possível, realizando os exames adequados para identificar a doença. Nós temos um processamento aqui no laboratório central, tanto do PCR, para identificar o vírus da dengue, da zika, da chikungunya, como também os exames sorológicos”, explicou.

Funesa

A referência técnica do programa Telessaúde, Stephannie Brenda Andrade destacou a importância de debater o tema e lembrou que a web palestra fica disponível nas plataformas digitais do Telessaúde. “Por serem doenças sensíveis às mudanças ambientais, agora com o clima ficando mais seco, é muito importante trazer essa temática para discussão, pois, possivelmente, voltará a crescer o número de casos das arboviroses. Precisamos ter um trato com qualidade e eficácia do profissional da saúde. Essa web palestra já está disponível no YouTube e no site da Telessaúde. Lá poderão ser encontradas essa e outras temáticas que já foram debatidas”, disse.

Texto/ Foto: NUCOM/Funesa

Mais notícias:

Última atualização: 28 de agosto de 2023 13:45.




Pular para o conteúdo