Seminário Estadual reforça promoção da saúde e atividade física nos municípios sergipanos

Capacitação abordou diversas áreas da atenção primária, como doenças crônicas, alimentação, nutrição e atividades físicas

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual da Saúde (Funesa) e da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), promoveu na última quinta-feira, 7, o Seminário Estadual com o Encontro Anual da Academia da Saúde e Promoção à Saúde. O evento reuniu técnicos e profissionais de atenção primária de diversos municípios para ressaltar a importância da atividade física e fortalecer ações nos polos da Academia da Saúde e no Incentivo à Atividade Física (IAF), projeto que visa estimular o combate ao sedentarismo no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a referência técnica do Programa Academia da Saúde da SES, Ivete Góis, o seminário abordou diversas áreas da atenção primária, como doenças crônicas, alimentação, nutrição e atividades físicas. “Estamos contemplando várias áreas para reforçar a importância da prática de atividade física na promoção da qualidade de vida e longevidade da população. Sergipe conta com polos da Academia da Saúde em 24 municípios, e o IAF complementa essa iniciativa ao levar atividades físicas para locais que possuem ou não os pólos, garantindo que os usuários do SUS tenham acesso a práticas de combate ao sedentarismo”, destacou.

A iniciativa se mostrou essencial para expandir o alcance da atividade física a diferentes perfis da população. Neste sentido, o profissional de Educação Física e palestrante no evento, William Sousa de Araújo, explicou: “A prática de atividade física é um recurso indispensável para a qualidade de vida, beneficiando inclusive quem enfrenta limitações físicas ou doenças crônicas. Com o apoio do IAF, até mesmo comunidades sem acesso a academias convencionais têm agora a oportunidade de participar de atividades promovidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em espaços públicos”.

De acordo com a coordenadora de doenças crônicas não transmissíveis do município de São Cristóvão, Rosely Mota, o seminário é uma oportunidade para que profissionais de diferentes regiões compartilhem experiências e estratégias. “O evento amplia nosso entendimento e permite que troquemos práticas bem-sucedidas em outros municípios, o que enriquece a execução dos programas IAF e Academia da Saúde”, afirmou.

Quem também ressaltou a relevância do encontro para a qualificação dos profissionais da área foi o educador físico Danyllo Santos Silva, do município de Siriri: “O evento nos permite adquirir novos conhecimentos e levar essas práticas para nossa comunidade. Com o apoio do IAF, conseguimos novos equipamentos que tornam o pólo da Academia da Saúde um espaço adequado para todas as idades, promovendo saúde física e mental”.

Mais notícias:

Última atualização: 8 de novembro de 2024 12:02.




Pular para o conteúdo