Seminário promovido pela Saúde discute soluções para a desnutrição em crianças

O evento visou qualificar profissionais da saúde para o enfrentamento à má alimentação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), realizou na quinta-feira, 24, no auditório da Faculdade Pio X, o seminário ‘Capacitação Sobre os Programas Estratégicos de Vitamina A/Ferro e NutriSUS’. O objetivo do evento foi qualificar profissionais de saúde que atuam na atenção primária e técnicos municipais que fazem registros dos sistemas em relação às estratégias relacionadas ao micronutriente do Programa Nacional de Ferro e Vitamina A.

A referência técnica em alimentação e Nutrição da SES, Ronaldo Cruz, explicou que a qualificação dos profissionais permite a cobertura desses programas no território sergipano. “Foram apresentados, no encontro, programas fundamentais para a saúde das crianças, em relação ao desenvolvimento delas, quanto ao consumo de alimentos mais saudáveis, e entendemos que elas são grupo de risco. Há ainda situações de insegurança alimentar que afetam o desenvolvimento dessas crianças. Nosso programa quer evitar situações como essa”, ressalta.

Ronaldo destacou que o seminário foi voltado especialmente para coordenadores municipais de atenção primária e técnicos municipais, porém houve uma grande participação de médicos pediatras de municípios e outros profissionais da saúde. “Isso é importante porque esses profissionais também compreendem a importância desse programa, ampliando as coberturas municipais no sentido de garantir um crescimento saudável das crianças”, pontuou.

Além disso, Ronaldo observou que a má nutrição é um problema nacional. “A má nutrição está presente em todas as faixas etárias. Há uma grande preocupação de todos, enquanto Ministério e Secretarias de Saúde, ou como Diretoria de Atenção Primária da Saúde, sobre como qualificar os profissionais para lidar com a prevenção desses agravos. É preciso fazer um enfrentamento e ter um controle maior dessas situações, por isso estamos aqui”, afirmou.

Nutrição

A coordenadora adjunta de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Jane Nogueira, ressaltou que é papel dos Estados e Municípios combater os índices da má nutrição. “Precisamos fazer essa ação conjunta com as Secretarias. Aqui, nos unimos à SES no combate a desnutrição. No Nordeste e Norte do país é onde há o maior índice desse quadro. Precisamos mudar essa realidade e vamos fazê-lo”, concluiu

Qualificação

Para a apoiadora institucional da Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão, Jaqueline Reis, a troca de experiências na capacitação referente à nutrição é importante para melhorar a qualidade da saúde nos territórios de atuação. “A partir desse momento, iremos qualificar ainda mais as ações de vigilância alimentar e nutricional”, assegurou a participante.

Assim como ela, a coordenadora de Atenção Primária de Ribeirópolis, Rosaline Barreto, ressaltou que a discussão de novas estratégias é importante para combater a desnutrição e salvar as vidas das crianças. “Fazer o acompanhamento desses indivíduos por meio da atenção básica é fundamental para realizarmos um monitoramento adequado”, afirmou a profissional da saúde.

Texto/ Foto: NUCOM/Funesa

Mais notícias:

Última atualização: 25 de agosto de 2023 09:13.




Pular para o conteúdo