SES e Funesa realizam capacitação para motoristas de UBV

A Fundação Estadual de Saúde (Funesa), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza, durante esta semana, mais uma capacitação para os motoristas UBV (Ultra Baixo Volume) – carros fumacê – aprovados no último processo seletivo. Ministrado por técnicos e instrutores da SES, o treinamento, que segue até esta sexta-feira (15), habilita os novos trabalhadores a operarem os veículos que fazem o combate ao Aedes aegypti em todo o estado.

O conteúdo teórico da capacitação envolve temáticas como a biologia do vetor (ciclo de vida), finalidade da aplicação da substância, epidemiologia das doenças, segurança do trabalhador, usos de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), entre outros conceitos, além da atuação prática, na qual o motorista é parte integrante da equipe que controla o hospedeiro.

Para o motorista Adenildo Santos Gonçalves, aprovado no processo seletivo pela terceira vez, a qualificação é necessária em muitos aspectos. “Além de informar e gerar conhecimento sobre o surgimento do mosquito, doenças e riscos, essa capacitação nos atualiza sobre o funcionamento do trabalho em campo e o resultado desse trabalho”, disse.

A gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, afirma que a capacitação é muito importante, pois esses trabalhadores não se limitam a conduzir o veículo. “É uma atividade específica, pois existe a técnica, ciclos, manuseio dos equipamentos. Além disso, temos que formar profissionais para que eles estejam cientes de todo o processo de combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite as arboviroses”.

Segundo a coordenadora de Promoção e Prevenção à Saúde da Funesa, Sandra Ribeiro, além de promover conhecimento sobre o contexto que envolve o trabalho de controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, “a nova equipe de motoristas é capacitada sobre os processos de trabalho desenvolvidos pela Central de Ultra Baixo Volume do estado, o funcionamento mecânico e os impactos ambientais do fumacê. Está sendo uma capacitação produtiva e rica em discussões”, ressaltou.

 

Mais notícias:

Última atualização: 13 de janeiro de 2021 19:03.




Pular para o conteúdo