SES promove capacitação sobre saúde sexual e reprodutiva para agentes comunitários

Agentes de saúde são capacitados para orientar comunidades sobre a temática

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP/SE), iniciou uma série de capacitações voltadas para qualificar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em temas relacionados à saúde sexual e reprodutiva. A iniciativa tem como objetivo aprimorar o conhecimento desses profissionais que atuam diretamente com a comunidade, para que orientem adequadamente os usuários de seus territórios e contribuam para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS).

A primeira etapa da capacitação foi realizada no município de Itabaiana, envolvendo os agentes da regional. As próximas capacitações acontecerão nas regionais de Nossa Senhora da Glória, Propriá e Lagarto. A expectativa é que a formação se estenda até o mês de novembro, contemplando todas as cidades do estado de acordo com o cronograma estabelecido.

A facilitadora da Saúde da Mulher e responsável técnica da Diretoria de Atenção Primária à Saúde da SES, Elline Alves, destacou a importância da capacitação para os agentes. “Ano passado tivemos grande êxito com uma capacitação sobre câncer de colo de útero e mama. Este ano trouxemos a temática da saúde sexual e reprodutiva. Entendemos que o ACS é o elo entre a população e a Atenção Básica, então ele precisa estar munido de informações para orientar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou.

O inspetor da Atenção Primária de Saúde de Itabaiana, Diego Cavalcanti, reforçou a relevância da formação. “Achei de grande importância essa capacitação, pois os agentes comunitários são o elo entre o sistema de saúde e a comunidade. Abordar temas como saúde reprodutiva é essencial para o trabalho diário dos profissionais. O Governo está de parabéns por essa iniciativa, que nos permite atuar como multiplicadores”, afirmou.

Aperfeiçoamento das técnicas

Os participantes dessa primeira etapa da qualificação expressaram entusiasmo em relação à oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades, reconhecendo a relevância da capacitação para o aprimoramento dos serviços em suas regiões.

A agente de saúde do município de Ribeirópolis, Patrícia Nascimento, também destacou a relevância da qualificação e o quanto os conhecimentos vão auxiliar no dia a dia. “Nós estamos na linha de frente em contato direto com os adolescentes, que muitas vezes carecem de informações sobre o uso do DIU e outros métodos contraceptivos. É fundamental quebrar tabus e levar conhecimento à comunidade”, disse ela.

Márcio José, agente de saúde no município de Pinhão, também participou da formação e enfatizou o impacto positivo dela para o seu trabalho. “Gostei muito da forma como a palestrante nos deixou à vontade. Estou honrado em participar dessa capacitação e feliz por poder levar essas informações para as pessoas que atendemos”, comentou.

Mais notícias:

Última atualização: 17 de setembro de 2024 14:34.




Pular para o conteúdo