Telessaúde realiza Oficina de Campo em municípios sergipanos

Com o objetivo de viabilizar o contato imediato do profissional de saúde com as ferramentas do programa Telessaúde, o Núcleo Telessaúde Sergipe, administrado pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), realiza, neste mês, uma agenda de Oficinas de Campo nas Unidades de Saúde da Família (USF) de municípios sergipanos, onde profissionais de saúde são capacitados a participar das atividades ofertadas pelos serviços de Teleconsultoria, Segunda Opinião Formativa e Tele-educação. Nesta sexta-feira, 6, a ação aconteceu na USF Juraci Ramos Rocha, em Cedro de São João, com a participação de nove profissionais de saúde.

Ainda neste mês, o Telessaúde também estará presente em Rosário do Catete, no dia 10/09; no dia 11/09 em Canhoba; nos dias 18 e 25/09 em Cristinápolis; nos dias 20 e 23/09, em Santo Amaro das Brotas; e dia 24/09 em Itaporanga. Na oportunidade, a equipe do Telessaúde atende profissionais da Equipe de Saúde da Família, composta de médico(a), enfermeiro(a), auxiliar/técnico(a) de enfermagem, cirurgião(ã)-dentista, auxiliar/técnico(a) em saúde bucal, agentes comunitários de saúde e gestores do município cadastrado no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

A monitora de campo do Telessaúde Sergipe, Celina Sayuri Takeshita, explicou que as oficinas de campo são momentos de educação permanente para os profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF), proporcionando o conhecimento e a divulgação dos serviços do Telessaúde junto aos municípios de todas as regionais do Estado de Sergipe. “As oficinas buscam facilitar o acesso à plataforma de Teleconsultorias; Tele-Educação; e Segunda Opinião Formativa e são ministradas pela Equipe de Campo, utilizando metodologia ativa com parte teórica e prática, com duração média de três horas”.

Para Karen Cristina Almeida, a enfermeira da ESF da Clínica de Saúde da Família Juraci Ramos Rocha, o treinamento habilita os profissionais, de forma a otimizar o atendimento aos pacientes. “Saber que temos esses serviços ofertados por meio de Tecnologias da Informação é bem interessante. Isso agrega conhecimento e gera segurança para sanar dúvidas relacionadas à saúde na atenção básica”, afirmou.

Durante as oficinas, são apresentadas às equipes de ESF as ofertas do Telessaúde como as Teleconsultorias, Tele-educação e Segunda Opinião Formativa e elaboração de Teleconsultorias e postagem na Plataforma de Teleconsultorias HealthNET em tempo real. “Os serviços do Telessaúde são de grande importância para a resolução de casos clínicos e apoio ao diagnóstico precoce como forma de melhorar a resolutividade da Atenção Básica e a Atenção a Saúde da população”, conclui Sayuri Takeshita.

 

Mais notícias:

Última atualização: 6 de setembro de 2019 19:09.




Pular para o conteúdo