Três novos pontos de Telessaúde são implantados em municípios sergipanos

Ponto de Telessaúde na USF Nossa Senhora de Santana, em Rosário do Catete

Neste mês de julho, o Núcleo de Telessaúde Sergipe, gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), implantou três pontos com kits multimídia em dois municípios sergipanos. Nesta quinta-feira, 25, os equipamentos foram instalados em Rosário do Catete, na USF (Unidade de Saúde da Família) Maria Zenaide (Nossa Senhora de Santana) e na USF Dr. Antônio Fernando Maynard. Já no último dia 19, outro ponto foi implantado em Simão Dias, na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Pereira dos Santos, Povoado Saloubra. Na oportunidade, a secretária de Saúde de Rosário do Catete, Marilene Dória, e o secretário de Saúde de Simão Dias, Lenivaldo Nunes, assinaram o termo de adesão ao programa.

Simão Dias já possui ponto no Centro de Saúde da Família (CSF) Raimundo José de Araújo, no povoado Triunfo. Além desse novo ponto, Rosário do Catete possui pontos na USF José Fernandes Araújo; CSF Edélzio Vieira de Melo; e UBS Dr. Edmar Mesquita. A coordenadora do Telessaúde Sergipe, Eneida Ferreira, explica que, com esses três novos locais de acesso, Sergipe passa a contar com 163 pontos de Telessaúde implantados. “Os pontos permitirão acesso aos serviços do Telessaúde e às ofertas de qualificação a mais 46 profissionais das três ESFs lotadas destas unidades. Que poderão, a partir do local de trabalho, esclarecer dúvidas do cotidiano e participar de todos os serviços disponibilizados pelo Núcleo de Telessaúde”.

A implantação ocorre por meio de parceria entre o Ministério da Saúde (MS) com o Estado e Municípios. Em Sergipe, os pontos estão em unidades e clínicas de Atenção Primária à Saúde (APS), com o objetivo de possibilitar o acesso dos profissionais das ESFs (Estratégias de Saúde da Família) à Educação Permanente em Saúde, além de facilitar a qualificação no próprio espaço de trabalho. “Utilizando as tecnologias de informação e comunicação, os trabalhadores podem se conectar com especialistas localizados na sede Núcleo de Telessaúde, que fica em Aracaju”, complementa Eneida.

Para a diretora operacional da Funesa, Daniele Travassos, o Governo do Estado não tem medido esforços para melhorar a qualidade do atendimento na Atenção Primária no estado. “A Secretaria, por meio da Fundação, tem fortalecido o Telessaúde, pois é uma estratégia prática e eficiente, capaz de proporcionar a melhoria da qualidade nos serviços de saúde”.

Telessaúde

Secretário de Saúde de Simão Dias, Lenivaldo Nunes, assina termo de adesão ao programa com a equipe do Telessaúde Sergipe

O Telessaúde é um programa nacional que busca melhorar a qualidade dos serviços prestados no Sistema Único da Saúde (SUS), promovendo a Educação Permanente em Saúde às equipes de ESFs, por meio das ferramentas de Tecnologia da Informação (TI), em que os profissionais podem ter apoio técnico e científico na qualificação do cuidado, reduzindo encaminhamentos desnecessários e custos para outros níveis de atenção em saúde, além de tirar suas dúvidas. Em Sergipe, o serviço teve início em 2013 e conta com pontos de conectividade implantados e disponíveis para o uso das ESFs de 74 municípios sergipanos.

Os serviços instalados nas Unidades Básicas de Saúde, que possibilitam a interação entre profissionais de saúde na qualificação à distância são Teleconsultoria, Segunda Opinião Formativa (SOF) e Tele-educação. Composto por teleconsultores (enfermeiros, médicos e odontólogos), telerregulador (médico), monitores de campo, gestores, técnicos de informática e assistentes administrativos, o núcleo está disponível para apoiar, orientar e fortalecer o uso da ferramenta Telessaúde, auxiliando na discussão do processo de trabalho, na promoção à saúde e, consequentemente, na melhoria do cuidado e dos indicadores de saúde.

Todos esses serviços são caracterizados pelo apoio diagnóstico e terapêutico, com ênfase no caráter educativo de suas ações, ao fornecer apoio assistencial descentralizado.

Mais notícias:

Última atualização: 12 de setembro de 2019 19:17.




Pular para o conteúdo