SES e Conass articulam fortalecimento da Funesa como Escola Estadual de Saúde Pública

Foto: Flávia Pacheco/SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu, na manhã desta segunda-feira, 14, no Centro Administrativo da Saúde Senador Gilvan Rocha, o coordenador da Câmara Técnica da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Haroldo Jorge de Carvalho Pontes, para articular o fortalecimento da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) como Escola Estadual de Saúde Pública.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) é uma entidade de apoio às Secretarias Estaduais e de articulação das Secretarias com o Ministério da Saúde (MS). No Conass, Haroldo acompanha e coordena a pauta nacional de gestão de trabalho, de gestão de educação, do controle social e da política de saúde indígena.

“Na área de gestão da educação, há quase dois anos nós iniciamos um processo de discussão nacional sobre a política nacional de educação permanente, construímos um conjunto de seminários e já concluímos esse trabalho. Durante esse processo nós também iniciamos um apoio às Secretarias Estaduais de elaboração dos seus planos estaduais de educação permanente e esse seminário que começa amanhã aqui no estado, conclui esse trabalho de elaboração e planejamento, envolvendo todas as áreas, a partir de um planejamento que o Estado já tem”, comentou Haroldo.

Nesta terça e quarta-feira, 15 e 16, no auditório do SergipeTec, será realizado o Seminário Estadual de Educação Permanente, voltado para gestores e trabalhadores dos 75 municípios sergipanos, bem como o controle social, com o objetivo de propor e elaborar estratégias para a implementação do Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde.

Foto: Flávia Pacheco/SES

“Haroldo veio para participar dessa agenda e chegou antes porque tem outra agenda importante do Conass que é das Escolas de Saúde Pública, e nesse contexto, a Funesa que é nossa Escola de Saúde Pública, também está compondo essa agenda. Ele conhecerá de perto a Funesa para estreitarmos essa relação. Agora a tarde vai conhecer a estrutura física e técnica da Fundação e, ao mesmo tempo, vai fazer a discussão da agenda do seminário de educação permanente que será nesses dois dias”, disse a diretora geral da Funesa, Lavínia Aragão.

A Funesa, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, na área de Educação Permanente desenvolve cursos, seminários e oficinas no âmbito da saúde pública. “Estou fazendo uma visita à Fundação e conversando com Lavínia para, ainda neste ano, desenvolvermos um processo, via Conass, de apoio, ampliação e fortalecimento das Escolas Estaduais de Saúde Pública. No caso da Funesa, aqui de Sergipe, de fortalecimento, porque ela já desenvolve esse papel”, concluiu Haroldo.

 

Secretaria de Estado da Saúde

 

 

Mais notícias:

Última atualização: 17 de janeiro de 2019 13:39.




Pular para o conteúdo