Gerentes e assistentes administrativos dos CEOs participam de capacitação sobre a Política Nacional de Humanização

Dando prosseguimento ao propósito de capacitar trabalhadores que atuam nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), por meio do projeto CapacitaCEO, a Fundação Estadual de Saúde (Funesa) realizou na manhã desta quarta-feira, 30, a capacitação “Política Nacional de Humanização – PNH”. A ação aconteceu no auditório do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), em Aracaju, e teve como públicos-alvo gerentes e assistentes administrativos.

Assessora da Coordenação dos Centros de Especialidades Odontológicas (COCEO) da Funesa, Willianne Barreto | Fotos: Alliston Santos

De acordo com a assessora da Coordenação dos Centros de Especialidades Odontológicas (COCEO) da Funesa, Willianne Barreto, a capacitação faz parte de um plano de ação proposto pelo Planejamento Estratégico da instituição para o ano de 2022. “A gente já teve o primeiro CapacitaCEO, que foi em 9 de novembro deste ano, para dentistas e auxiliares de saúde bucal. Hoje, gerentes e assistentes administrativos são o público-alvo. O tema de hoje é Política Nacional de Humanização – PNH e abordará sobre os princípios, os objetivos, os métodos e as diretrizes da PNH, como também irá propor uma dinâmica em grupo. Então, é uma capacitação em que a gente pensa na educação permanente de uma forma mais lúdica, para que se aprenda com leveza”, explicou.

Para a gerente do CEO de Boquim, Rafaela Duran, fortalecimento é a palavra-chave que define a capacitação. “A importância, na verdade, é fortalecer as políticas públicas do Sistema Único de Saúde e, com isso, trazer uma maior integração entre os profissionais que compõem as unidades odontológicas, fortalecendo o trabalho desenvolvido nestes locais. Já participei de várias capacitações e eu percebo que, em cada uma, o profissional volta mudado, absorve algo diferente, algo que a gente pode adaptar para o nosso local de trabalho, deixando a equipe mais fortalecida e unida”, declarou.

Quem também aprovou a iniciativa da ação foi a assistente administrativa do CEO de São Cristóvão, Renata Kelly Lucena, que falou da necessidade deste tipo de oferta para o aprimoramento das atividades que executa. “É um prazer imenso participar dessa capacitação. Espero que tenha cada vez mais para nós, trabalhadores. Entendo que é muito importante, dentre outras questões, para aprimorar os conhecimentos e, assim, possamos melhorar nossas ações no âmbito do trabalho”, destacou.

 Política Nacional de Humanização – PNH

Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH), vinculada à Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, busca colocar em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. Neste sentido, é uma política pública voltada para ativação de dispositivos que favoreçam ações de humanização no âmbito da atenção e da gestão da saúde no Brasil. Tem como propósitos:

Contagiar trabalhadores, gestores e usuários do SUS com os princípios e as diretrizes da humanização; Fortalecer iniciativas de humanização existentes; Desenvolver tecnologias relacionais e de compartilhamento das práticas de gestão e de atenção; Aprimorar, ofertar e divulgar estratégias e metodologias de apoio a mudanças sustentáveis dos modelos de atenção e de gestão; Implementar processos de acompanhamento e avaliação, ressaltando saberes gerados no SUS e experiências coletivas bem-sucedidas.

 

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Última atualização: 30 de novembro de 2022 21:21.




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