Secretaria da Saúde e Funesa iniciam o Novembro Azul com serviços para o público masculino

A ação alertou para os cuidados com a saúde, na prevenção ou detecção de cânceres de próstata e vias urinárias

Com o intuito de chamar atenção aos cuidados com a saúde da população masculina, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case) e em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), deu início, na quarta-feira, 1º, às ações voltadas para a saúde do homem alusivas à Campanha mundial dedicada à conscientização e prevenção do câncer de próstata. 

A ação aconteceu no Complexo de Assistência à Saúde (CAS) e contou com a presença da Carreta do Homem. Para o público masculino, foram ofertadas consultas com o urologista, exames de ultrassonografia das vias urinárias e próstata e exames laboratoriais de HIV, herpes, esquistossomose, dengue, clamídia, sífilis e zika, ofertados pelo Laboratório Central de Sergipe (Lacen). 

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, o Novembro Azul é extremamente importante para aproximar os serviços de saúde da população. “Precisamos sensibilizar os homens para que busquem cuidar do seu corpo, fazendo sua avaliação médica de forma preventiva. Sabemos que, quando se trata de saúde, a prevenção tem um papel fundamental e por isso que ações como esta precisam ser replicadas, para que mais homens tenham essa iniciativa de olhar para a sua saúde”, ressaltou o secretário. 

O aposentado José Augusto Moraes, de 70 anos, relatou que sempre que pode realiza exames preventivos. “Eu vim retirar um medicamento no Case e, assim que fiquei sabendo da ação, corri para fazer uma consulta com o urologista. Campanhas como esta são ainda mais importantes por facilitar o acesso aos serviços e sempre que ocorre faço questão de participar”, disse. 

Além disso, os homens também puderam aferir a pressão e realizar o teste de glicemia oferecido pelo Laboratório de Pesquisa em Bioquímica e Imunologia Clínica da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que sempre marca presença nas ações de cuidado. Quem aproveitou também foi o aposentado Ginaldo Pedro dos Santos, 71, que participou de todos os serviços. “Estava precisando da consulta com o urologista, e a presença da Saúde hoje foi essencial para agilizar o nosso acesso. Cada vez mais me sinto na obrigação de cuidar da minha saúde”, contou. 
A coordenadora da Assistência Farmacêutica da SES,  Juliana Santos, destacou que a ação tem a intenção de chamar atenção dos homens. “Sabemos da resistência que o público masculino possui em procurar as unidades de saúde. Então, este momento é de oferecer uma atenção especial para que sejam cuidados”, salientou. 

O aposentado José Joaquim dos Santos, 74, contou que mantém a saúde em dia e realiza exames de rotina a cada seis meses. “É muito importante que os homens façam exames preventivos, a fim de prevenir contra os diversos tipos de doença. Assim que soube da ação, vim atrás dos exames sorológicos para verificar qualquer tipo de irregularidade”, finalizou o aposentado.



Texto / Ascom-SES
Imagem / Nucom – Funesa

Mais notícias:

Última atualização: 3 de novembro de 2023 09:53.




Pular para o conteúdo